No Futuro as embarcações serão elétricas, digitais e conectadas
- Portos & Navios
- 3 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
As embarcações no futuro terão propulsão mais limpa através do sistema diesel elétrico, assim vislumbrou o Vice-Presidente da ABB ETB nos Estados Unidos, Edward Schwarz.
Será que funcionaria assim no Brasil ? Na Amazônia ?
A muitos anos atrás, foi adquirido pela Empresa gaúcha, Navegação Lajeado, um Empurrador com propulsão Diesel-elétrica, chamado Urucum I.
Esse empurrador possuía dois motores Man de alta potência e baixa rotação que acionavam dois grandes geradores. Esses geradores alimentavam, além da embarcação como um todo, mais 8 motores elétricos de propulsão com 8 hélices que empurravam na Lagoa dos Patos pelo menos 20 barcaças de 1500 toneladas de minério e posteriormente soja.
Não sei por onde anda o Empurrador hoje, mas sei que estava sendo operado na Hidrovia Paraguai - Paraná pela Empresa Naveriver.
Na época, as informações que tínhamos, sobre a relação custo-benefício é que não era muito boa.
E no inverno amazônico, a quantidade de troncos de madeira que viajam submersos à procura de hélices para uma boa avaria, é muito grande.
Vamos esperar e ver o que o mercado diz.
Quanto a parte digital e conexões, isso sim vai adiante.
Hoje temos várias empresas se conectando mundialmente através de sistemas como o Autotrack ou Global Ship Traffic e motores sendo regulados e verificados por softwares de última geração, facilitando assim o controle, logística, consumo de combustível, manutenção, etc.
O futuro é Agora !!
Imagens de Arquivo do Empurrador Urucum I


Softwares e Controles no mundo


Comments